PUBLICIDADE

Ásia

Kremlin afirma desconhecer interesse de Snowden pela cidadania russa

19 jul 2013 - 16h13
(atualizado às 16h25)
Compartilhar

O Kremlin assegurou nesta sexta-feira que desconhece se Edward Snowden, o ex-analista da CIA perseguido pela Justiça americana, deseja solicitar a cidadania russa, caso consiga o asilo temporário na Rússia.

"Qualquer solicitação de cidadania por parte de qualquer pessoa será estudada", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin. O funcionário lembrou que o presidente russo, Vladimir Putin, tem em sua atribulada agenda "assuntos muito mais importantes que Snowden".

"Para nós é muito mais importante o desenvolvimento regional. Por isso, certamente o assunto Snowden não é um dos assuntos principais na agenda diária do chefe de Estado", explicou Peskov.

O porta-voz do Kremlin lembrou que a "Rússia não é criadora desta situação, mas se deparou com esta realidade, com Snowden", que está na área de trânsito do aeroporto internacional em Moscou desde o dia 23 de junho.

Ao mesmo tempo, a fonte ainda lembrou que a condição imposta por Putin ao fugitivo americano para ficar no país - cessar toda atividade contra os interesses americanos permanece "invariável".

"A Rússia não entregou nem entregará ninguém. Ao mesmo tempo, não importa de quem se trate, o país não pode permitir que alguém se dedique a uma atividade que prejudique as relações bilaterais russo-americanas", disse o porta-voz.

O Kremlin considera prioritárias as relações com os Estados Unidos, também em matéria de segurança global. "Sinceramente desejamos que esta situação não repercuta de modo algum em nossas relações", assinalou Peskov.

E negou que tenha recebido alguma notificação por parte da Casa Branca sobre um possível mudança de planos do presidente americano, Barack Obama, que deve visitar a Rússia no começo de setembro.

Os veículos de imprensa russos e americanos opinaram que a presença em território russo de Snowden tornaria impossível a visita de Obama e sua participação na cúpula do G20 em São Petersburgo.

O advogado russo Anatoli Kucherena, assessor legal de Snowden, explicou hoje que o fugitivo americano está à espera de que o Serviço Federal de Migração acuse o recebimento de sua solicitação de asilo temporário na Rússia e que no mais tardar na próxima semana ele possa sair da área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo.

Caso receba o asilo, uma espécie de status humanitário de refugiado concedido pelo período de um ano, Snowden terá quase os mesmos direitos de um cidadão russo, incluindo a licença de trabalho.

Kucherena afirmou na quarta-feira passada que Snowden não descarta pedir mais à frente a nacionalidade russa, embora também estude a possibilidade de deixar a Rússia no futuro.

"Ele gostaria de se reunir com os líderes dos países que estariam dispostos a recebê-lo, mas por enquanto não pensa em viajar para nenhum lugar", finalizou Kucherena.

EFE   
Compartilhar
Publicidade