PUBLICIDADE

Kim Jong-un vai comemorar o 31º aniversário com Dennis Rodman

8 jan 2014 - 00h32
(atualizado às 01h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Rodman posa para foto em elevador dentro de hotel na Coreia do Norte
Rodman posa para foto em elevador dentro de hotel na Coreia do Norte
Foto: Reuters

A Coreia do Norte celebra nesta quarta-feira o 31º aniversário do presidente do país, Kim Jong-un, com grande expectativa para a partida de basquete que Dennis Rodman e outros ex-jogadores americanos da NBA devem oferecer em Pyongyang para o jovem dirigente.

Por enquanto, o regime comunista norte-coreano não ofereceu detalhes sobre os eventos que vão acontecer ao longo do dia, e não se sabe se a imprensa estatal do país transmitirá as possíveis celebrações, inclusive a partida com Rodman.

O ex-jogador de basquete dos EUA, que estabeleceu uma relação de amizade com Kim Jong-un após suas três viagens anteriores a Pyongyang, está no país asiático junto com outras antigas estrelas da NBA, como Vin Baker e Cliff Robinson, para jogar uma partida de exibição diante do líder norte-coreano.

Apesar de a Coreia do Norte nunca ter confirmado o ano de nascimento do líder, acredita-se que Kim Jong-un completa hoje 31 anos, tanto por informações oferecidas por especialistas como pelo próprio Rodman, que no ano passado garantiu que o dirigente revelou sua idade para ele.

Em 2013, o aniversário do líder passou praticamente despercebido nos meios de comunicação da Coreia do Norte, um país caracterizado por cultuar ao extremo a personalidade de seus dirigentes.

Alguns especialistas acreditam que neste ano pode ser diferente, já que Pyongyang intensificou sua campanha propagandística para exaltar o jovem dirigente, especialmente depois da execução em dezembro de seu tio Jang Song-thaek, considerado número 2 do regime.

Em uma tensa entrevista exibida ontem ao vivo pela emissora americana "CNN", Rodman afirmou na capital norte-coreana que sua iniciativa chamada de "diplomacia do basquete" é "uma grande ideia para o mundo".

Na entrevista, que terminou aos gritos, o ex-jogador foi perguntado se falaria em nome da família do americano de origem sul-coreana Kenneth Bae, preso na Coreia do Norte desde 2012. Rodman respondeu insinuando que a prisão do cidadão foi justificada.

Por outro lado, a Casa Branca e o Departamento de Estado negaram qualquer ligação com a viagem da comitiva de Dennis Rodman, que classificaram como "privada" e insistiram que seus integrantes não estão representando os Estados Unidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade