PUBLICIDADE

Ásia

Kim Jong-un teria mandado executar toda a família de tio

Crianças, mulheres e embaixadores norte-coreanos em Cuba e na Malásia teriam sido fuzilados

28 jan 2014 - 11h16
(atualizado em 31/1/2014 às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O l&iacute;der norte-coreano Kim Jong-un (&agrave; direita) passa por seu tio, Jang Song-thaek, durante evento militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em fevereiro de 2012</p>
O líder norte-coreano Kim Jong-un (à direita) passa por seu tio, Jang Song-thaek, durante evento militar em Pyongyang, na Coreia do Norte, em fevereiro de 2012
Foto: Kyodo / Reuters

Kim Jong-un, o líder norte-coreano, teria ordenado a execução de toda a família de seu tio, morto no mês passado sob acusação de traição e de tentar derrubar o regime por meio de um golpe de Estado. As informações são da agência sul-coreana Yonhap, que cita fontes anônimas na Coreia do Norte e afirma que inclusive crianças e embaixadores teriam sido mortos.

Jang Song-taek, figura importante no governo até a ascensão de Kim Jong-un, foi detido no início de dezembro e fuzilado no dia 12 daquele mesmo mês. Ele chegou a ser um dos homens mais importantes do país na transição entre a morte de Kim Jong-il e a afirmação de seu filho, o atual mandatário. 

De acordo com a agência sul-coreana, entre os mortos estão Jang Kye-sun, irmã de Jang Song-taek, e Jon Yong-Jin, marido dela e embaixador norte-coreano em Cuba. Jang Yong-chol, sobrinho de Jang Song-taek e embaixador na Malásia também teria sido executado junto com seus dois filhos. 

Os filhos e netos dos dois irmãos mais velhos de Jang Song-taek também estariam entre os fuzilados. 

Em clima de ameaças, Kim Jong-un visita militares na fronteira

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade