PUBLICIDADE

Ásia

Kim Jong-un pode visitar a Rússia em maio, diz Kremlin

Se for a Moscou, será a primeira viagem do chefe de Estado norte-coreano ao exterior desde que assumiu o poder há pouco mais de três anos

28 jan 2015 - 01h50
(atualizado às 08h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Kim Jong-un se aproximou da Rússia nos últimos meses</p>
Kim Jong-un se aproximou da Rússia nos últimos meses
Foto: KCNA / Reuters

A Coreia do Norte confirmou a visita do chefe de Estado, possivelmente Kim Jong-un, a Moscou no próximo mês de maio, informou nesta quarta-feira o Kremlin à imprensa sul-coreana, o que seria a primeira viagem do "líder supremo" ao exterior desde que assumiu o poder há pouco mais de três anos.

Os chefes de Estado da Coreia do Norte e de outros 19 países confirmaram sua presença nas comemorações do 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, que acontecem em maio, informou um porta-voz do governo russo por e-mail à agência sul-coreana "Yonhap".

O porta-voz do Kremlin, no entanto, não mencionou especificamente o nome de Kim Jong-un na lista de presentes, o que gera dúvidas sobre a presença do mesmo, já que na Coreia do Norte existe o cargo de chefe de Estado honorário que corresponde ao presidente do parlamento, Kim Yong-nam.

Em todo caso, acredita-se que será o jovem líder quem comparecerá às comemorações em Moscou, já que o presidente russo, Vladimir Putin, lhe fez pessoalmente um convite em dezembro.

Caso aconteça, a visita será muito significativa, pois o ditador da Coreia do Norte nunca realizou uma viagem oficial ao exterior nem se reuniu com chefes de Estado desde que assumiu o poder em dezembro de 2011, após a morte de seu pai, Kim Jong-il.

Especialistas consideram que sua possível viagem a Moscou seria mais um sinal da aproximação entre a Coreia do Norte e a Rússia, que nos últimos meses aproximaram suas posições com vários acordos para iniciativas conjuntas, entre eles um ambicioso projeto ferroviário.

O considerado número 3 do regime norte-coreano, Choe Ryong-hae, esteve na Rússia em novembro, onde se reuniu com o presidente Putin e ambos reforçaram a necessidade de aumentar ainda mais a cooperação entre os dois países.

Os analistas também apontam que a visita de Kim poderia, no entanto, incomodar a China, histórico aliado e principal parceiro econômico do regime norte-coreano,

Em contraste com a aproximação com a Rússia, as relações da Coreia do Norte com a China esfriaram desde que o regime de Pyongyang realizou seu terceiro teste nuclear no início de 2013.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade