PUBLICIDADE

Ásia

Kim Jong-un, o herdeiro do país mais fechado do mundo

19 dez 2011 - 06h01
(atualizado às 11h53)
Compartilhar

A morte no último sábado do líder norte-coreano Kim Jong-il abre as portas para sua sucessão à frente do hermético regime comunista ao mais novo de seus filhos, Kim Jong-un, que teria em torno de 29 anos e é um general de quatro estrelas do Exército.

O filho mais novo de Kim Jong-il e neto do "eterno presidente" e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, é chamado a encarnar a terceira geração a liderar um país que continua fiel a um sistema totalitário comunista desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O jovem começou a ganhar protagonismo na política nacional depois que seu pai sofreu uma apoplexia em 2008, fato que acelerou o processo de escolha de um sucessor que pudesse dar continuidade ao sistema comunista norte-coreano.

Fruto do casamento de Kim Jong-il com sua terceira mulher, Ko-Young-hee, uma ex-dançarina que morreu de câncer em 2004, o jovem Kim Jong-un viveu sua adolescência em colégios de Berna, na Suíça, oculto atrás de um pseudônimo. Acredita-se que após sua etapa na Suíça retornou em 2000 para a Coreia do Norte, onde se graduou, em 2007, na Universidade Militar Kim Il-sung.

Sua designação em setembro de 2010 como vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores, e as aparições públicas ao lado de seu pai em atos oficiais nos últimos meses o consolidaram na frente da linha de sucessão com relação ao primogênito do líder, Kim Jong-nam.

O primogênito, de cerca de 40 anos, caiu em desgraça após ser descoberto ao tentar entrar ao Japão com passaporte falso para visitar o parque de atrações de Disneylândia em Tóquio.

O segundo na linha sucessória, Kim Jong-chul, que se acredita tenha uma idade similar a Kim Jong-un, foi considerado por seu pai, segundo alguns testemunhos, afeminado demais para liderar o país.

Os meios de imprensa sul-coreanos descreveram Kim Jong-un como um jovem muito parecido com seu pai tanto fisicamente, com seus 1,68 m e 87 kg, como em sua personalidade, o que lhe teria transformado na pessoa ideal para sucedê-lo nos olhos do ditador.

Desde 2009 a imprensa sul-coreana apontava para a possibilidade de que tivesse sido designado sucessor por seu pai, algo que teria sido notificado às missões diplomáticas do país comunista para ir recebendo o apoio para sua futura nomeação.

Segundo as fontes, Kim Jong-un estaria casado desde 2010 com uma jovem estudante norte-coreana de 20 anos e teria tido uma filha com ela nesse mesmo ano.

Embora apenas se tenha detalhes de sua vida, a maioria de sua etapa na Suíça, acredita-se que fale inglês, alemão e francês, e é amante do basquete e dos filmes de ação.

O sucessor de Kim Jong-il enfrentará o desafio de tramitar uma economia empobrecida e o isolamento cada vez maior de um país que baseou seu governo no culto extremo à personalidade.

Também deverá esclarecer a direção da política internacional norte-coreana, depois que nos últimos meses houve tentativas de aproximação com os Estados Unidos encaminhados a um possível reatamento do diálogo de seis lados para a desnuclearização do país comunista.

Estas conversas, nas quais participavam as duas Coreias, EUA, China, Rússia e Japão, estão estagnadas desde abril de 2009, quando Pyongyang se retirou de forma unilateral um mês antes de realizar um teste nuclear.

Kim Jong-un aparece ao lado do pai em desfile militar em outubro de 2010
Kim Jong-un aparece ao lado do pai em desfile militar em outubro de 2010
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade