PUBLICIDADE

Ásia

Kim Jong-un muda alto escalão de governo para aumentar poder

9 out 2013 - 00h51
(atualizado às 01h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, substituiu quase a metade do alto escalão de seu governo, desde que assumiu o poder do regime, para reforçar seu controle do país, revelou um relatório do Ministério da Unificação sul-coreano publicado nesta quarta-feira pelo jornal Chosun Ilbo.

O jovem Kim, que chegou ao poder em dezembro de 2011 após a morte de seu pai, Kim Jong-il, substituiu até o momento 97 dos 218 funcionários do alto escalão de Exército, Partido dos Trabalhadores e governo, o que representa 44% do total, segundo o relatório.

"Entre esses 97 funcionários, 68 foram substituídos em abril do ano passado quando Kim Jong-un assumiu o controle total durante o 4º Congresso do Partido em que foi anunciada oficialmente sua sucessão", detalhou um porta-voz do Ministério sul-coreano.

Além disso, apenas durante este ano, o ditador norte-coreano substituiu 29 funcionários por pessoas próximas dele, segundo o relatório.

As mudanças ocorreram, sobretudo, no âmbito da política econômica do país, com objetivo de reforçar a "ainda fraca posição" de Kim através de resultados visíveis em sua missão de revitalizar o país, afetado duramente por crises de fome e pobreza, disse um analista sul-coreano ao jornal.

Uma das últimas mudanças aconteceu em meados de maio, quando o governo norte-coreano nomeou um general relativamente jovem e desconhecido como ministro das Forças Armadas (o equivalente a ministro da Defesa) em substituição a Kim Kyok-sik, considerado um militar da linha dura.

Após a morte de seu pai, Kim Jong-un se consolidou em poucos meses como "líder supremo" do país após ganhar o apoio do Partido dos Trabalhadores e do Exército e, desde então, deu continuidade às políticas de prioridade militar, o "Songun", aplicadas por seu pai.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade