PUBLICIDADE

Ásia

Coreia do Norte: evento militar é "preparação para guerra"

Kim Jong-un participou do segundo concurso de aviação de combate na história da país

30 jul 2015 - 02h47
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, participou do segundo concurso de aviação de combate da história do país, evento que classificou como parte dos "preparativos para a guerra" contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul, informou nesta quinta-feira (30) a agência estatal "KCNA".

O concurso foi realizado na cidade de Wonsan, no sudoeste do país, por ocasião do 62º aniversário do armistício de 27 de julho de 1953, que pôs fim à Guerra da Coreia, indicou a "KCNA". A agência, no entanto, não informou quando o evento ocorreu.

Kim Jong-un afirmou que o concurso teve como objetivo "completar os preparativos para uma guerra" e que tem vontade de "acertar contas através das armas com os imperialistas dos EUA, perpetradores da agressão, e as marionetes da Coreia do Sul", segundo a "KCNA".

Pyongyang propaga um discurso para a população norte-coreana de que os americanos e os sul-coreanos iniciaram o conflito na ilha. Também chama o armistício de 1953 de "Dia da Vitória", ao considerar ter saído como vencedora da disputa.

No entanto, historiadores indicam que o país comunista foi o responsável pela primeira invasão aos vizinhos em 1950, começando uma guerra que terminou "empatada" três anos depois.

Também discursou no evento o chefe do Estado-Maior da Coreia do Norte, Ri Yong-gil, que afirmou que a península da Coreia está à beira de outro conflito, fazendo referência à constante tensão diplomática entre as partes nos últimos anos.

O oficial acusou a Coreia do Sul e os EUA de realizarem "testes de guerra" com suas frequentes manobras militares conjuntas no território sul-coreano.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade