PUBLICIDADE

Ásia

Kim Jong-un celebra aniversário enviando doces para crianças

7 jan 2013 - 07h46
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder norte-coreano Kim Jong-Un enviou um quilo de doces para cada criança de seu país para comemorar seu aniversário, dando continuidade a uma tradição iniciada por seu avó, informou a imprensa local.

Uma rádio oficial norte-coreana, monitorada em Seul, informou que Kim mobilizou um avião para garantir que cada criança do país com 10 anos e abaixo disso receba o presente a tempo de seu aniversário, comemorado nesta terça-feira. Segundo a notícia, a população das cidades "explodiu com alegria" ao ver chegar o avião transportando doces.

A tradição do "aniversário doce" foi introduzida em 1980 pelo avó de Kim e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-Sung. O pai de Kim, Kim Jong-Il, que morreu em dezembro de 2011, continuou com a prática quando assumiu em 1994.

O aniversário dos líderes norte-coreanos são celebrados como feriado nacional. Kim Jong-Un nasceu em 8 de janeiro, embora não se saiba direito de que ano, com várias informações apontando 1982, 1983 e 1984.

"Esses presentes para as crianças têm por objetivo passar uma imagem de benevolência, de um líder atencioso, uma vez que os dirigentes da Coreia do Norte procuram construir uma culto à personalidade em torno do jovem Kim", explicou Cho Bong-Hyun, analista do IBK Economic Research Institute de Seul.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade