PUBLICIDADE

Ásia

Kerry: crise prolongada em Washington pode debilitar EUA no mundo

5 out 2013 - 08h41
Compartilhar

Uma crise orçamentária prolongada em Washington poderia debilitar a posição dos Estados Unidos no mundo, afirmou neste sábado o secretário de Estado americano John Kerry.

"Se for prolongado, ou repetido, as pessoas podem começar a colocar em dúvida a vontade dos Estados Unidos para manter o rumo e sua capacidade para fazê-lo. Mas não é o caso e não acredito que seja", disse Kerry em uma entrevista coletiva antes da abertura, segunda-feira, da reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) na ilha indonésia de Bali.

A falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o orçamento paralisa desde terça-feira a administração americana e não parece estar perto de uma solução.

A crise orçamentária obrigou o presidente Barack Obama a anular uma viagem pelo continente asiático, mas Kerry ressaltou que sua ausência não afetará as relações dos Estados Unidos com a região.

"Serei claro. Nada do que acontece (em Washington) diminui uma polegada de nosso compromisso com nossos sócios na Ásia", afirmou Kerry ao desembarcar em Bali.

Kerry substitui Obama na viagem asiática e deixou claro que considera os republicanos responsáveis pela paralisia do orçamento.

"Pessoalmente acredito que é temerário", disse Kerry sobre o bloqueio, antes de citar o "risco" que representa para a defesa nacional.

Barack Obama pretendia participar na segunda-feira na reunião da Apec, que inclui 21 países da Ásia-Pacífico, e depois do encontro da Asean (Associação de Nações do Sudeste da Ásia) em Brunei, antes de encerrar a viagem com escalas na Malásia e nas Filipinas.

Analistas consideram que o cancelamento da viagem de Obama poderia afetar a estratégia de transformar a Ásia no eixo da política externa americana.

A ausência de Obama deixa o campo livre para a China e seu presidente Xi Jinping, que deseja ganha influência na região.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade