PUBLICIDADE

Ásia

Kerry confirma morte de 5 americanos em atentado no Afeganistão

6 abr 2013 - 17h55
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, confirmou neste sábado, a morte de dois funcionários e de três soldados americanos em um ataque com explosivos na província afegã de Zabul.

Em comunicado o membro do governo, que estava em pleno voo para a Turquia, confirmou a nacionalidade dos falecidos, informação que a princípio não tinha sido revelada pelas forças da Otan no país asiático.

Segundo Kerry, que iniciou uma viagem por Oriente Médio e Ásia, um diplomata do Departamento de Estado, que não teve a identidade revelada, morreu no ataque, junto com três militares e um civil, funcionário do Departamento de Defesa americano, assim como vários civis afegãos.

Outros quatro membros do Departamento de Estado ficaram feridos, um deles de gravidade. As autoridades americanas ainda buscarão descobrir as circunstâncias nas quais aconteceu o ataque.

"Nossos oficiais e seus colegas afegãos iam doar livros a estudantes em uma escola de Qalat, capital da província, quando foram vítimas deste desprezível ataque", explicou Kerry, que falou pessoalmente com os pais do diplomata.

Em outro atentado, um soldado americano também morreu, o que eleva o número de americanos mortos em um dia para seis, o pior registro das forças do país nos últimos oito meses, segundo a emissora de televisão MSNBC.

As mortes acontecem no mesmo dia em que o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o general Martin Dempsey, desembarcou no Afeganistão para analisar as necessidades de assistência militar para segurança do país após a saída das tropas americanas, prevista para o fim de 2014.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade