PUBLICIDADE

Estados Unidos

Karzai: EUA querem manter bases militares no Afeganistão após 2014

9 mai 2013 - 06h37
(atualizado às 06h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos quer manter nove bases militares no Afeganistão após a retirada das forças da Otan do país em 2014, anunciou o presidente afegão Hamid Karzai, que afirmou ser favorável ao pedido.

"Os americanos querem nove bases em todo Afeganistão, em Cabul, Bagram, Mazar-i-Sharif, Jalalabad, Gardez, Kandahar, Helmand e Herat. Aceitamos entregar as bases porque é bom para o Afeganistão", disse Karzai em um discurso na Universidade de Cabul.

Karzai explicou que há "negociações muito sérias e delicadas" em curso com os Estados Unidos. "O Afeganistão também tem suas próprias demandas e interesses", declarou, sem abordar polêmica questão da imunidade dos soldados americanos depois de 2014.

O presidente americano Barack Obama quer manter soldados no país ao fim da missão de combate da Otan em 2014, mas apenas se Cabul aceitar conceder imunidade jurídica.

Quase 100 mil soldados estrangeiros, em sua maioria americanos, estão atualmente no Afeganistão sob mandato da Otan, onde enfrentam a insurreição armada talibã, que governou o país de 1996 a 2001.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade