PUBLICIDADE

Ásia

Justiça de Bangladesh proibe principal partido islamita

1 ago 2013 - 12h10
(atualizado às 12h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A justiça de Bangladesh proibiu nesta quinta-feira o principal partido islamita do país, desencadeando uma série de ações violentas do Jamaat-e-Islami, que teve muitos de seus dirigentes condenados recentemente por crimes cometidos durante a guerra da independência.

Depois de um longo procedimento, três juízes do Supremo Tribunal de Daca consideraram que o programa do partido é incompatível com a constituição laica de Bangladesh.

Portanto, o partido não poderá apresentar candidatos nas próximas eleições de janeiro, disse a Comissão Eleitoral

"O registro do Jamaat ante a comissão eleitoral foi declarado ilegal, com a consequência de que não poderá participar das eleições como partido político", declarou à AFP um membro da comissão, Shahdeen Malik.

O partido apelou imediatamente desta decisão ante a Suprema Corte e acusou os juízes de terem cedido às pressões do governo da primeira-ministra Sheikh Hasina.

Muitos policiais e membros dos corpos de elite estavam mobilizados em torno do Tribunal no centro de Daca, já que após o anúncio da decisão partidários do movimento foram às ruas da capital e de outras cidades bloqueando ruas e atacando veículos.

As organizações laicas também pediam a proibição do partido islamita por seu papel na guerra de independência de 1971.

Segundo o governo, a guerra de 1971 deixou três milhões de mortos, mas instâncias independentes consideram que o balanço foi de 300 a 500 mil vítimas fatais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade