PUBLICIDADE

Ásia

Japoneses ‘gritam’ em público para declarar amor às esposas

Japão comemora no dia 31 de janeiro o Dia de Amar a Esposa

31 jan 2015 - 17h17
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Organizador do evento, Kiyotaka Yamana encoraja um marido a gritar o amor pela esposa em público
Organizador do evento, Kiyotaka Yamana encoraja um marido a gritar o amor pela esposa em público
Foto: BBC News Brasil

Pelo nono ano consecutivo, o Japão comemora no dia 31 de janeiro o Dia de Amar a Esposa, no qual os japoneses são estimulados a expressar em público e aos berros o amor pela mulher.

Normalmente, nesta data, os reservados homens japonese se reúnem em um parque para gritar e o evento é transmitido ao vivo pela televisão japonesa em rede nacional.

Um dos participantes no parque Hibiya, em Tóquio, parece sério e nervoso. Ele para em frente a um coração gigante feito de tulipas cor de rosa, se aproxima do microfone e grita sua mensagem para a esposa o mais alto possível.

"Amo você!"

Esta foi apenas uma das doze mensagens românticas gritadas na celebração de 2014. A data foi criada para dar aos homens a chance de expressar a adoração à esposa e também como uma resposta ao Dia dos Namorados que, no Japão, é visto exclusivamente como uma ocasião para as mulheres comprarem presentes para os homens.

Os organizadores afirmam que começaram o evento há quase uma década pois os japoneses, considerados modestos, podem achar difícil expressar seus sentimentos.

Na cultura japonesa, a modéstia e a reticência são, tradicionalmente, valorizadas e expressões de sentimentos como amor não são comuns, mesmo entre os casados.

Kiyotaka Yamana, o fundador do evento, diz que está determinado a ensinar aos homens japoneses que a felicidade verdadeira pode ser encontrada ao declarar, alto e bom som, o amor pela esposa.

Para Yamana, os homens japoneses são tímidos demais até para gestos simples como andar de mãos dadas com as esposas ou abraçá-las. Ele acredita que é preciso ensiná-los.

Yamana até criou uma ferramenta chamada "tapete do abraço", que indica como os casais devem se posicionar para um abraço mais eficaz.

Voltando aos gritos, eis algumas das mensagens dos japoneses.

"Obrigado por fazer meu almoço todo dia, apesar de você estar cansada pela manhã."

"Obrigado por, todo dia, colocar bolo de ovo no meu lanche."

"Estamos casados há 40 anos e talvez seja tarde demais, mas eu serei um bom marido de agora em diante, mesmo se eu ficar doente com demência. Por favor, não me jogue fora."

"Casamos há 25 anos, nós dois engordamos, vamos começar uma dieta juntos."

O organizador do evento confessa que ele nem sempre foi um modelo de marido afetuoso.

Ele começou a realizar o Dia de Amar a Esposa depois de se divorciar da primeira mulher.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade