PUBLICIDADE

Ásia

Japão vai anunciar plano de contingência nuclear em breve

10 abr 2012 - 08h41
Compartilhar

O governo japonês vai anunciar em breve seus planos de contingência para lidar com acidentes nucleares, com o objetivo de acalmar as preocupações públicas sobre a retomada dos reatores que estão fechados desde o desastre nuclear de Fukushima no ano passado, disse o ministro do Comércio, Yukio Edano, nesta terça-feira.

Os planos de contingência para dois reatores da Kansai Electric Power Co's, que estão no estágio mais avançado das verificações de segurança do governo, podem ser anunciados em poucos dias, disse Edano, que também cuida do setor energético.

O governo, que exigiu uma série de medidas de segurança adicionais de todas as usinas nucleares desde o desastre de março passado causado por um terremoto e um tsunami, também deseja receber o apoio público antes da retomada dos dois primeiros reatores.

Há uma preocupação com a falta de fornecimento de energia no verão, quando a demanda atinge seu pico. A Kansai, sediada em Osaka, é a distribuidora de energia do país que mais depende da energia nuclear.

"Compreendo que esta agora é uma grande preocupação do povo e que o ponto mais importante é que houve um acidente grave", disse Edano, referindo-se aos planos de contingências mais completos do governo.

"Existe a possibilidade de que qualquer reator ocioso, esteja ele operando ou fora de linha, sofra um grave acidente desde que haja combustível nuclear ativo em seu interior."

Um forte terremoto e um tsunami devastador em março de 2011 causaram uma crise nuclear na usina Fukushima Daiichi da Tokyo Electric Power's, obrigando dezenas de milhares de pessoas a deixar a região. Esse foi o maior acidente nuclear do mundo em 25 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade