PUBLICIDADE

Ásia

Japão transmite lições de Fukushima a líderes em Cúpula Nuclear

27 mar 2012 - 04h14
(atualizado às 04h50)
Compartilhar

O primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, repassou nesta terça-feira perante os líderes que assistem à Cúpula de Segurança Nuclear em Seul as medidas aplicadas pelo Japão após o acidente na usina de Fukushima Daiichi para reforçar os pontos vulneráveis das centrais atômicas.

Em seu discurso na sessão plenária do encontro, o líder japonês admitiu que o acidente desencadeado pelo tsunami de março de 2011 evidenciou que a falta de provisão elétrica "é algo que pode ameaçar a segurança de todas as usinas nucleares".

Por isso, o Japão aumentará as fontes de eletricidade das instalações atômicas e reforçará as debilidades no sistema com medidas que "também promoverão a preparação contra potenciais ataques terroristas", assinalou Noda.

O primeiro-ministro japonês acrescentou que seu país também irá preparar equipamento especial para emergências, como veículos adaptados para a radiação e trajes de proteção para trabalhar em meios com elevada radioatividade.

Noda destacou ainda que a formação do pessoal no terreno na crise de Fukushima era insuficiente e demonstrou a necessidade de treinamento para situações de emergência, algo que o Japão também potencializará.

No terreno antiterrorista, o governo de Tóquio aumentará o número de pessoal de segurança, as patrulhas em torno das usinas nucleares e os sistemas de alarme. Para tramitar as novas medidas de reforço da segurança atômica, o Japão prevê criar uma nova Agência Reguladora Nuclear, explicou Noda.

A crise de Fukushima marcou parte da agenda da Cúpula de Segurança Nuclear, que procura, entre outras coisas, restaurar a confiança pública nas centrais atômicas, arranhada pelo acidente no Japão, o pior desde o de Chernobyl.

À margem de seu discurso no plenário, Noda manteve encontros bilaterais com os líderes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, com os quais abordou o programa nuclear norte-coreano, uma questão que não aparece na agenda oficial da cúpula.

O plano norte-coreano de lançar um foguete de longo alcance em abril provocou a preocupação de vários líderes presentes, como Obama e o próprio Noda, que, à margem da reunião, lançaram chamadas a Pyongyang para que desista de seu plano.

Premiê demonstrou a necessidade de treinamento para situações de emergência
Premiê demonstrou a necessidade de treinamento para situações de emergência
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade