PUBLICIDADE

Ásia

Japão: transformado em tempestade, Neoguri chega a Kyushu

Kyushu é a terceira maior ilha do arquipélago que forma o território japonês

10 jul 2014 - 01h17
(atualizado às 03h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Tanto em Kyushu, como em Shikoku e na parte oeste de Honshu, a maior ilha do arquipélago japonês, a Agência Meteorológica mantém o alerta vermelho pelas precipitações
Tanto em Kyushu, como em Shikoku e na parte oeste de Honshu, a maior ilha do arquipélago japonês, a Agência Meteorológica mantém o alerta vermelho pelas precipitações
Foto: NOAA / AP

O tufão Neoguri, já reduzido à tempestade tropical, tocou o solo nesta quinta-feira na ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, onde as autoridades evacuaram cerca de 30 mil pessoas e emitiram um alerta à população pelas fortes chuvas e pelo risco de deslizamentos de terra.

A passagem do Neoguri pelo Japão deixou por enquanto pelo menos três mortos e 45 feridos no Japão.

Uma criança de 12 anos morreu depois que uma enxurrada o arrastou em frente a sua casa, apenas dez minutos antes de as autoridades emitirem um aviso de evacuação, informou hoje a emissora pública NHK. Além disso, dois homens morreram afogados em duas províncias diferentes do país depois que caíram em valas de escoamento de água.

Neoguri, o oitavo tufão da temporada no Pacífico, tocou o solo nos arredores da cidade de Akune, na Prefeitura de Kagoshima, por volta das 7h locais (19h de Brasília da quarta-feira), informou a Agência Meteorológica do Japão.

A Prefeitura de Kagoshima evacuou 28,5 mil pessoas por causa das fortes chuvas, e mantém a recomendação para que outras 945 mil busquem abrigo em instalações municipais devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra, um fenômeno que ocorre com frequência na região.

A Prefeitura de Miyazaki - no litoral leste de Kyushu e vizinha à Kagoshima - procedeu com a evacuação de 1,4 mil pessoas pelos mesmos motivos. Apesar de ter sido rebaixado para tempestade tropical no final da noite de ontem, o Neoguri ainda traz fortes ventos e precipitações.

Às 9h locais (21h de Brasília da quarta-feira) o sistema se encontrava sobre a costa de Miyazaki e se deslocava para o mar na direção leste a uma velocidade de 30 km/h, com rajadas de vento de até 90 km/h.

Tanto em Kyushu, como em Shikoku e na parte oeste de Honshu, a maior ilha do arquipélago japonês, a Agência Meteorológica mantém o alerta vermelho pelas precipitações, que podem chegar a até 80 milímetros de chuva por hora.

A agência espera pelo enfraquecimento do Neoguri na medida em que o sistema seguir rumo ao nordeste e assim que, previsivelmente, atingir a faixa leste de Honshu, incluída a região de Tóquio, onde deve chegar durante a madrugada de sexta-feira.

Em sua passagem por Kyushu e pelo arquipélago de Okinawa, no Mar da China Oriental, o Neoguri deixou pelo menos 2 mortos e mais de 40 feridos, além de ter inundado centenas de casas. Cerca de 6 mil lares do arquipélago continuam sem luz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade