PUBLICIDADE

Ásia

Japão suspende oficial por blog que critica reconstrução pós-tsunami

26 set 2013 - 03h48
(atualizado às 04h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo japonês suspendeu nesta quinta-feira um oficial por manter um blog que aponta a inutilidade de reconstruir as cidades devastadas pelo terremoto e posterior tsunami que atingiu o país em março de 2011, uma vez que essas regiões eram habitadas predominantemente por pessoas velhas e economicamente improdutivas, de acordo com informações da agência AFP.

Hisanori Goto, funcionário civil de 51 anos e que escrevia anonimamente, afirmou que as áreas costeiras atingidas pelo tsunami já estavam “quase em ruínas” mesmo antes do desastre, que deixou mais de 18 mil mortos. Goto disse que era inaceitável gastar dinheiro público para reconstruir portos para que “velhos senis possam viver da pesca”.

“Políticos que não se apresentem com o justo argumento de que a reconstrução é desnecessária poderiam morrer também”, escreveu. Goto ainda publicou uma foto de uma idosa com a legenda “caia morta”.

A identidade do oficial foi revelada depois que leitores, indignados com seus comentários, resolveram rastrear a sua origem, descobrindo uma foto que ele já havia postado anteriormente. Confrontado por seus chefes no Ministério da Economia, Goto admitiu a autoria do texto, escrito em setembro de 2011. Ele foi suspenso por dois meses.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade