PUBLICIDADE

Ásia

Japão pode distribuir iodo para prevenir efeitos da radiação

12 mar 2011 - 13h49
(atualizado às 14h49)
Compartilhar

Autoridades japonesas disseram aos agentes de inspeção nuclear da ONU que estão preparando uma distribuição de iodo às pessoas que moram perto das usinas nucleares afetadas pelo terremoto de sexta-feira, segundo a agência da ONU em Viena.

Policiais fazem ronda no entorno da usina nuclear Fukushima Daiichi com máscaras após explosão e risco de contaminação no local
Policiais fazem ronda no entorno da usina nuclear Fukushima Daiichi com máscaras após explosão e risco de contaminação no local
Foto: Reuters

O iodo pode ser usado para ajudar na proteção contra câncer na tireóide, para o caso de exposição radioativa em um acidente nuclear. Após o desastre de Chernobyl, em 1986, milhares de casos de câncer de tireóide foram registrados em crianças e adolescentes expostas no momento do acidente. Mais casos são esperados.

Neste sábado, houve vazamento de radiação do instável reator nuclear japonês de Daiichi 1, após uma explosão ter arrebentado o telhado da instalação depois do terremoto de sexta-feira. O governo insistiu que os níveis de radiação eram baixos. Segundo a agência de notícias japonesa Jiji, três trabalhadores sofreram exposição radioativa perto da usina de Fukushima.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade