PUBLICIDADE

Ásia

Japão pode adiar novamente 2ª alta de imposto se houver crise, diz premiê

27 fev 2015 - 08h44
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse nesta sexta-feira que o governo pode adiar mais uma vez a entrada em vigor de um outro aumento no imposto sobre vendas caso ocorra algo inesperado, como outra crise financeira global ou um grande terremoto.

Premiê do Japão, Shinzo Abe, em discurso no Parlamento, em Tóquio. 12/02/2015
Premiê do Japão, Shinzo Abe, em discurso no Parlamento, em Tóquio. 12/02/2015
Foto: Thomas Peter / Reuters

Abe, falando ao Parlamento, disse que um aumento do imposto sobre vendas para 8 por cento ante 5 por cento em abril do ano passado representa um peso sobre a população.

"A confiança do consumidor foi certamente afetada", disse Abe.

O governo havia planejado inicialmente um segundo aumento no imposto para outubro deste ano, mas recentemente o adiou para abril de 2017 devido à economia fraca.

Dados divulgados nesta sexta-feira mostraram que as famílias do país cortaram os gastos mais que o esperado e as vendas no varejo caíram pela primeira vez em sete meses em janeiro, conforme o impacto da elevação do tributo em abril perdurava.

(Por Yoshifumi Takemoto)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade