PUBLICIDADE

Ásia

Japão: número de mortos em terremoto ultrapassa 2,4 mil

14 mar 2011 - 22h03
(atualizado às 22h40)
Compartilhar

A polícia informou nesta terça-feira que o número oficial de mortos no terremoto e tsunami que devastaram o Japão na sexta-feira já ultrapassa 2,4 mil. Segundo a Polícia Nacional, 2.414 mortes estão confirmadas e há 3.118 desaparecidos, além de 1.885 feridos.

Socorrista procura por vítimas durante resgate na cidade de Miyako, na província de Iwate
Socorrista procura por vítimas durante resgate na cidade de Miyako, na província de Iwate
Foto: AP

Estima-se, no entanto, que o número final de vítimas seja muito maior, vários milhares, já que as autoridades locais das províncias afetadas estão divulgando dados de mortos e desaparecidos, que superam amplamente a apuração oficial.

Segundo a agência de notícias local Kyodo, no litoral da província de Miyagi, a mais afetada pelo terremoto, foram encontrado cerca de 2 mil corpos, enquanto outros 200 ou 300 foram localizados na capital regional, Sendai.

Além disso, na localidade litorânea de Minamisanriku, também em Miyagi, cerca de 9,5 mil pessoas permanecem desaparecidas, metade da população, mas acredita-se que algumas delas possam ter fugido para localidades vizinhas.

Também não se conhece o paradeiro de outros 8 mil habitantes da cidade litorânea de Otsuchi, na província de Iwate.

Cerca de 100 mil agentes de segurança a comando da operação de salvamento continuam trabalhando na região nordeste do Japão na busca de vítimas sob os escombros ou arrastadas mar adentro pelo tsunami de dez metros de altura.

Mais de 550 mil habitantes foram evacuados pela tragédia, a maior crise do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, tal como qualificou o primeiro-ministro, Naoto Kan.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 1,8 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso,s prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade