PUBLICIDADE

Ásia

Japão: ministro se retrata após sugerir seguir exemplo nazista

1 ago 2013 - 04h31
(atualizado às 07h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Finanças do Japão, Taro Aso, se retratou nesta quinta-feira após sugerir, na última segunda, que o país deveria seguir o exemplo nazista para mudar a constituição nipônica, de acordo com informações da agência AP.

Aso havia sugerido que o Japão deveria estudar como o partido nazista “furtivamente” alterou a constituição da Alemanha antes da 2ª Guerra Mundial, sem que ninguém percebesse as mudanças.

Falando com a imprensa, o ministro disse nesta quinta que foi mal interpretado e apenas quis dizer que muito barulho sobre se o Japão deveria ou não mudar a sua constituição - promulgada depois da 2ª Guerra, tem um caráter pacifista, o que restringe a força militar a uma atuação de defesa -, não seria prestativo.

"É claro sobre minhas declarações que eu tenho uma visão extremamente negativa dos eventos envolvendo os nazistas e a Constituição de Weimar”, disse Aso.

O comentário que originou a polêmica foi feito por Taro Aso em um discurso para um grupo ultra-conservador. A sugestão acabou provocando forte reação de grupos judaicos e dos vizinhos China e Coreia do Sul, que afirmou que o caso mostra que o Japão não aprendeu nada sobre seu passado militar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade