PUBLICIDADE

Ásia

Japão mantém caça à baleia contrária à decisão internacional

No mês passado, um tribunal internacional proibiu caça às baleias na Antártica; país declarou que temporada será aberta no noroeste do Pacífico

18 abr 2014 - 13h58
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
 O ministro das Pescas, Yoshimasa Hayashi, fala durante a 26 ª edição da degustação de carne de baleia em Tóquio em 15 de abril
O ministro das Pescas, Yoshimasa Hayashi, fala durante a 26 ª edição da degustação de carne de baleia em Tóquio em 15 de abril
Foto: AP

O Japão declarou nesta sexta-feira que irá realizar uma temporada de caça à baleia bastante reduzida no noroeste do Pacífico neste ano, indo contra decisão internacional contrária à caça na Antártica.

O programa de "caça científica de baleia" de Tóquio existe há décadas e é bastante polêmico. No mês passado, o Tribunal Penal Internacional (ICJ, na sigla em inglês) ordenou a interrupção da caça anual no Pacífico, o que levou o Japão a cancelar as temporadas de 2014 e 2015.

A caça no Pacífico, não é tão conhecida internacionalmente, e não foi mencionada na decisão, que solicitou aos japoneses que reexaminem seu programa de caça à baleia em geral. Ainda assim, na temporada 2012-2013, a ação no Pacífico abateu três vezes mais baleias que na Antártica.

O ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, Yoshimasa Hayashi, disse que a decisão sustentou a noção do "uso sustentável das baleias como recurso".

O Japão vem argumentando há anos que a maioria das espécies de baleias não está ameaçada e iniciou o que chama de caça científica à baleia em 1987, um ano depois que uma moratória internacional entrou em vigor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade