PUBLICIDADE

Ásia

'Japão forte' quer promover estabilidade na Ásia, diz ministro

1 jun 2013 - 13h37
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão está fortalecendo a sua economia e seu setor militar para ter um papel internacional responsável, afirmou o ministro da Defesa, Itsunori Onodera, buscando acabar com as suspeitas de seus vizinhos, assustados com os ataques e ocupações do país no século passado. O Japão, um aliado dos Estados Unidos, que está em disputa territorial marítima com a China e ao alcance dos mísseis da Coreia do Norte, "causou tremendos danos e sofrimentos" no passado, mas quer olhar para o futuro promovendo a cooperação, disse.

"Um Japão forte terá um papel responsável na área da segurança regional e exercerá grande liderança, como esperado pela comunidade internacional", afirmou Onodera no Diálogo Shangri-La, um fórum regional anual de segurança em Cingapura.

Para alcançar essas metas, o Japão aumentou seu orçamento de defesa no ano fiscal de 2013 pela primeira vez em 11 anos e o tamanho de suas forças armadas pela primeira vez em oito anos, afirmou. O país também está renovando sua política de defesa e está no processo de criar um Conselho Nacional de Segurança.

"Algumas pessoas dizem que o Japão está se inclinando para a direita por causa dessas iniciativas. Além disso, nós às vezes ouvimos críticas de que o Japão está abandonando a sua identidade como uma nação pacifista e está tentando desafiar a ordem internacional existente", disse Onodera.

"Essas visões são totalmente erradas", disse. "Esses esforços são cruciais na busca de nosso interesse nacional, que é manter e fortalecer a ordem internacional, baseado nos valores fundamentais da liberdade, democracia e vigência da lei."

Questionado se o Japão tem planos para desenvolver armas nucleares, Onodera disse: "não pensamos nisso e temos três princípios não nucleares aos quais aderimos". A presença militar dos Estados Unidos na Ásia é "indispensável" para a estabilidade, e Tóquio saúda a atenção de Washington à região, afirmou o ministro, acrescentando que as relações do Japão com a China eram "extremamente importantes".

Salientando a necessidade do diálogo, ele disse que o Japão acredita na liberdade de navegação e apoia os esforços da Associação de Nações do Sudeste Asiático de estabelecer um código de conduta para reduzir a tensão com a China sobre o Mar da China Meridional. "Devido ao ambiente de segurança cada vez mais difícil, o governo japonês está revisando os atuais padrões do programa de defesa nacional e esperamos que ele esteja completo até o fim de 2013", afirmou Onodera.

"O objetivo da revisão é manter uma postura de defesa que possa defender com firmeza nossos terras, água e espaço aéreo, melhorando a prontidão das Forças de Defesa para fortalecer a aliança com os EUA e contribuir mais para a melhora do ambiente de segurança internacional", disse. O Conselho Nacional de Segurança tem o objetivo de responder de forma mais efetiva a "emergências imprevistas" e formar políticas externas e de segurança de longo prazo, afirmou. Um projeto de lei para estabelecer o conselho será votado no Parlamento japonês neste mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade