PUBLICIDADE

Ásia

Japão flexibiliza retirada de moradores próximos à Fukushima

9 ago 2011 - 09h46
(atualizado às 10h34)
Compartilhar

O Japão anunciou nesta terça-feira que retirará uma norma anunciada no final de abril através da qual pedia a quase 60 mil moradores de cinco municípios próximos à central de Fukushima Daiichi que estivessem preparados para deixar suas casas caso fosse necessário.

O porta-voz do Governo, Yukio Edano, afirmou que a medida, que afetava municípios além da área de 20 km em torno da central, foi suspensa depois que foram observadas melhorias na situação da usina nuclear.

Edano também confirmou que o Executivo permitirá que as pessoas de áreas situadas a menos de três quilômetros da central e que tiveram que deixar suas casas poderão voltar neste mês temporariamente às suas moradias para buscar alguns pertences, medida que já foi permitida a moradores de áreas mais afastadas.

O anúncio da flexibilização das medidas em torno da usina de Fukushima se produz depois que em meados de julho sua operadora, a Tepco, anunciou que tinha completado com sucesso a primeira fase de seu plano para controlar os reatores que foram afetados pelo tsunami de 11 de março.

Segundo Edano, o governo determinou que o risco de novas explosões de hidrogênio é baixo.

Também considerou pouco provável que haja falhas nos sistemas de refrigeração instalados para esfriar os reatores danificados, informou a agência local Kyodo.

A central de Fukushima Daiichi é palco da pior crise nuclear desde a de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, após ser seriamente danificada pelo terremoto e pelo tsunami de março.

Cerca de 80 mil famílias que viviam a menos de 20 km da usina nuclear ainda não podem retornar a seus lares.

EFE   
Compartilhar
Publicidade