PUBLICIDADE

Ásia

Japão faz reunião urgente por possível teste nuclear norte-coreano

12 fev 2013 - 02h37
(atualizado às 03h25)
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão convocou nesta terça-feira uma reunião urgente da qual participam o primeiro-ministro Shinzo Abe e especialistas em segurança nacional perante a possibilidade de a Coreia do Norte ter realizado um teste nuclear.

Primeiro-ministro Shinzo Abe é cercado por jornalistas após deixar a reunião
Primeiro-ministro Shinzo Abe é cercado por jornalistas após deixar a reunião
Foto: Reuters

A reunião começou às 12h45 locais (1h45 de Brasília), segundo informou o ministro porta-voz, Yoshihide Suga, que confirmou que o Executivo japonês considera que Pyongyang possa ter realizado o seu anunciado teste nuclear, segundo os dados recolhidos pela Agência Meteorológica do Japão.

O organismo detectou um terremoto a um quilômetro na região da base norte-coreana de Punggye-ri, onde o regime de Pyongyang já realizou duas detonações nucleares subterrâneas em 2006 e 2009.

Na saída da reunião, Abe explicou brevemente, em declarações recolhidas pela agência Kyodo, que o Japão buscará a cooperação da comunidade internacional e que pediu aos seus ministros que contemplem novas sanções contra o regime norte-coreano.

Enquanto aguarda que o governo norte-coreano confirme a detonação nuclear, o Ministério da Defesa japonês anunciou que prepara aviões das Forças Aéreas de Autodefesa (Exército) para tentar detectar se houve um aumento de radiação em território japonês como resultado do procedimento.

O Ministério das Relações Exteriores japonês convocou uma reunião paralela para analisar a situação, segundo informou a emissora pública NHK.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) registrou um terremoto de 5,1 graus de magnitude com profundidade de apenas 1 km, às 11h57 pelo horário local, no nordeste do país comunista. O USGS havia informado inicialmente que o tremor tinha 4,9 graus.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade