PUBLICIDADE

Ásia

Japão eleva alerta de erupção de vulcão próximo a Tóquio

5 mai 2015 - 22h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Meteorológica do Japão elevou nesta quarta-feira o alerta para a atividade vulcânica do Monte Hakone, a cerca de 80 quilômetros ao sudoeste de Tóquio, diante dos indícios de que poderia registrar uma pequena erupção.

O alerta, que possui cinco níveis, subiu do 1, que denota falta de atividade, ao 2, que aconselha não se aproximar da cratera nem das áreas anexas consideradas de risco, informou o órgão.

A agência destacou que o vulcão pode registrar uma pequena erupção que afetaria o vale de Owakudani, uma conhecida região de balneários da cidade de Hakone, e advertiu também para o perigo de desprendimentos e da possibilidade de nuvens de cinzas emitidas pelo vulcão.

Desde 26 de abril a atividade sísmica aumentou em toda a região em torno do Monte Hakone, área muito popular para o turismo de balneário e o montanhismo.

Todos os tremores se originaram na área de Owakudani, que ontem registrou outros três pequenos terremotos além de um aumento dos gases emitidos nas fendas exteriores do vulcão, indicativos, segundo a Agência Meteorológica, de um possível aumento da atividade vulcânica.

O órgão começou a informar de maneira mais meticulosa sobre qualquer mudança na atividade dos vulcões do país depois de a erupção do Monte Ontake, no centro do Japão, em setembro, provocar a morte de mais de 60 montanhistas que estavam aos seus pés no momento da erupção.

O Japão está situado no anel de fogo do Pacífico, e possui 110 vulcões ativos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade