PUBLICIDADE

Ásia

Japão é favorável a diálogo com a Coreia do Norte sobre sequestrados

19 mai 2013 - 09h37
(atualizado às 10h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, manifestou neste domingo o desejo de prosseguir com o diálogo com a Coreia do Norte para tentar solucionar a questão dos japoneses sequestrados por Pyongyang nos anos 1970 e 1980, depois da recente visita de um de seus assessores a Coreia do Norte.

"Desejo seguir com as negociações com a Coreia do Norte. Vou tentar obter o retorno de todas as pessoas sequestradas, buscar a verdade por trás de cada caso e exigir a rendição dos sequestradores", disse.

O assessor do premier Isao Iijima fez uma visita surpresa a Coreia do Norte esta semana, considerada "inútil" pela Coreia do Sul, que considera ser necessário mostrar uma frente unida ante Pyongyang.

"Sabíamos que a Coreia do Norte mudaria de estratégia e iniciaria o diálogo (com um dos aliados) para nos dividir e tirar proveito das divergências que envolvem nossos interesses nacionais", declarou Glyn Davies, representante especial de Washington para a Coreia do Norte, durante visita a Tóquio.

Ijima já havia trabalhado com outro primeiro-ministro conservador japonês, Junichiro Koizumi (2001-2006), organizando duas viagens a Coreia do Norte, em 2002 e 2004 que permitiram recuperar cinco japoneses sequestrados há décadas pelo serviço secreto norte-coreano.

A relação entre os dois países é muito tensa, sobretudo porque Tóquio acusa Pyongyang de ainda manter reféns japoneses. A Coreia do Norte alega que dos 13 que admite ter sequestrado, oito morreram.

O regime de Pyongyang executou os sequestros nos anos 1970 e 1980 para utilizar os japoneses como professores de idioma e cultura nipônica para seus espiões.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade