PUBLICIDADE

Ásia

Japão e Coreia do Sul se reúnem para estreitar laços e resolver disputas

18 jul 2013 - 04h13
(atualizado às 04h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, recebeu nesta quinta-feira em Tóquio o vice-chanceler sul-coreano, Kim Kyou-hyun, em um encontro destinado a melhorar os laços bilaterais relacionados às disputas territoriais e aos históricos atritos entre ambos os países.

A reunião oficial ocorreu depois que Kishida e o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung Se, firmassem um acordo no início do mês para fortalecer a comunicação entre Tóquio e Seul com objetivo de fortalecer as relações e resolver as tensões, detalhou a agência "Kyodo".

Neste sentido, no último ano, a tensão entre Japão e Coreia do Sul se recrudesceu pela disputa territorial pela soberania do arquipélago Dokdo, conhecido no Japão como Takeshima, o qual é reivindicado por Tóquio e administrado de fato por Seul.

Além disso, o rancor histórico dos sul-coreanos pelo período de ocupação do Japão durante a Segunda Guerra Mundial se elevou no final de abril após a visita de autoridades japonesas ao santuário de Yasukuni, onde homenagearam os caídos durante o conflito, incluindo criminosos de guerra.

Esses fatos, unidos às frequentes disputas por assuntos ainda não resolvidos do período de opressão colonial japonesa, como o das milhares de mulheres escravizadas com fins sexuais pelo Exército japonês na Coreia, fragilizaram recentemente as relações entre os países.

À margem de seu encontro com o chanceler japonês, o representante sul-coreano também se reunirá com o vice-ministro das Relações Exteriores do Japão, Akitaka Saiki, para abordar a situação da Coreia do Norte e a estabilidade na península coreana, acrescentou a agência "Kyodo".

Neste sentido, ambos os países consideram muito importante manter uma relação estável para assegurar a paz na região e continuar com a troca de informação sobre o programa nuclear e de mísseis do regime comunista da Coreia do Norte.

O encontro entre os dois vice-chanceleres será o segundo realizado durante o último mês, depois que Saiki viajasse para Seul no último dia 11 de julho para diminuir a tensão entre ambos os países e iniciar o processo para normalizar suas relações.

Durante sua visita a Tóquio, Kim também deverá participar da cerimônia de inauguração de uma nova instalação dentro da embaixada sul-coreana no Japão, a qual está prevista para ocorrer hoje.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade