PUBLICIDADE

Ásia

Japão considera seguros dois reatores nucleares desativados

13 abr 2012 - 09h32
Compartilhar

Dois reatores nucleares paralisados no Japão, operados pela Kansai Electric Power Co, foram considerados seguros e devem ser reativados, afirmou o ministro do Comércio japonês, Yukio Edano, nesta sexta-feira. Edano falou em uma coletiva de imprensa após ter se encontrado com o primeiro-ministro Yoshihiko Noda e outros dois ministros para discutir se darão permissão para a retomada do primeiro reator desde a crise atômica de Fukushima no ano passado.

As unidades número 3 e 4 da usina nuclear Ohi, da Kansai, passaram nas análises técnicas de segurança do governo sobre critérios de resistência em eventos drásticos, como o enorme terremoto seguido de tsunami que ocorreu em março passado. Antes da crise de Fukushima, a energia nuclear representava mais de 40 por cento do fornecimento na região que a Kansai atende, nos arredores de Osaka, segunda maior região metropolitana do Japão e sede de diversas fábricas de produtos eletrônicos.

Apenas um dos 54 reatores nucleares do Japão continua em operação, à medida que as preocupações do público com a segurança nuclear fizeram com que as comunidades ficassem relutantes em aprovar a religação dos reatores, desativados para manutenção de rotina.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade