PUBLICIDADE

Ásia

Japão ativa alarme de erupções vulcânicas mais eficaz

Sistema cobrirá 47 vulcões que estão em estado de permanente vigilância

4 ago 2015 - 05h23
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Meteorológica do Japão (JAMA) ativou nesta terça-feira um novo sistema de alarme para erupções vulcânicas mais veloz que o atual, que alertará turistas e residentes de áreas afetadas através do telefone celular e outras vias de comunicação.

A iniciativa foi motivada pela repentina erupção do Monte Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altura, em setembro do ano passado, que deixou 58 mortos e cinco desaparecidos, além de quase 70 feridos.

O sistema cobrirá 47 vulcões que atualmente se encontram sob constante vigilância, e emitirá alertas cinco minutos antes que ocorra uma erupção em um vulcão que esteja inativo certo tempo, ou quando um vulcão que tenha entrado em erupção vá registrar uma explosão mais potente.

No entanto, não será emitido nenhum aviso quando um vulcão que já tenha entrado em erupção mantenha uma atividade similar, nem quando uma erupção não possa ser prevista com a tecnologia disponível, segundo informou a agência japonesa à emissora pública "NHK".

Para realizar os avisos, o organismo japonês levará em conta, além das erupções visíveis nas câmeras de vigilância, a detecção de vibrações aéreas ou tremores vulcânicos subterrâneos que sugiram uma possível erupção.

O sistema foi desenvolvido principalmente para avisar aos turistas que se encontrem a certa distância da cratera, razão pela qual a JAMA aconselha os excursionistas a consultar informação sobre a atividade vulcânica antes de se aproximar do vulcão.

O Japão está situado no chamado Anel de Fogo do Pacífico e conta em seu território com 110 vulcões ativos.

Networking: saiba o que evitar para não arruinar sua rede :
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade