PUBLICIDADE

Ásia

Itamaraty: 96 brasileiros são localizados com vida no Nepal

Funcionários da representação diplomática brasileira na Índia foram deslocados para reforçar a equipe consular em Katmandu

27 abr 2015 - 20h41
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Templo destruído por terremoto em Bhaktapur, Nepal
Templo destruído por terremoto em Bhaktapur, Nepal
Foto: Adnan Abidi / Reuters

Pelo menos 96 brasileiros foram localizados com vida no Nepal após o forte terremoto que atingiu o país no fim de semana, afirmou o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira, acrescentando que até agora não há informações sobre brasileiros entre as vítimas fatais.

O Nepal foi devastado no sábado por um terremoto de magnitude 7,9 que deixou até agora mais de 4 mil mortos e mais de 6.500 feridos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"Os brasileiros localizados pela embaixada e pela divisão de Assistência Consular do Itamaraty não sofreram ferimentos e estão recebendo toda a assistência consular cabível. Não há, até o momento, informação sobre a presença de brasileiros entre as vítimas fatais", afirmou o ministério por e-mail à Reuters.

O Itamaraty disse que a embaixada do Brasil em

está mobilizada para prestar o apoio necessário aos brasileiros que estão no país. Funcionários da representação diplomática brasileira em Nova Délhi, na Índia, foram deslocados para reforçar a equipe consular na capital nepalesa.

"Um centro de atendimento a brasileiros foi também estabelecido no aeroporto da capital. A embaixada continuará a monitorar a situação e a acompanhar a evolução dos acontecimentos naquele país", disse o Itamaraty no e-mail.

O terremoto ocorrido no sábado fez com que muitas pessoas tentassem deixar a capital, que foi gravemente atingida, congestionando estradas e o Aeroporto Internacional Tribhuvan, de Katmandu, onde muitos empregados não apareceram para trabalhar, ao mesmo tempo em que muitos passageiros tentavam sair do país.

Uma série de tremores menores forçou o fechamento do aeroporto diversas vezes após o terremoto, no pior desastre do tipo no Nepal desde 1934, quando 8.500 pessoas morreram.

Turistas tentam deixar Nepal após terremotos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade