PUBLICIDADE

Ásia

Itamaraty: 9 brasileiros permanecem sem comunicação no Nepal

Ao menos 36 dos 218 brasileiros que estavam no país conseguiram deixá-lo até o momento

5 mai 2015 - 18h14
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas esperando ônibus para deixar Katmandu, no Nepal, em 29 de abril
Pessoas esperando ônibus para deixar Katmandu, no Nepal, em 29 de abril
Foto: Danish Siddiqui / Reuters

Balanço divulgado hoje (5) pelo Ministério das Relações Exteriores informa que nove  brasileiros não foram localizados pelo consulado, depois do terremoto do dia 25 de abril, que matou mais de 7.500 pessoas, no Nepal.

Segundo o levantamento, ao menos 36 dos 218 brasileiros que estavam no país conseguiram deixá-lo até o momento. Entre eles não há registro de mortes. Dois tiveram ferimentos leves.

Siga o Terra Notícias no Twitter

De acordo com o Itamaraty, a embaixada em Katmandu procura brasileiros refugiados em hotéis, escolas, organizações não-governamentais e prédios públicos, para verificar se precisam de cuidados mé

dicos ou de atendimento especial.

A empresária brasiliense Mercedes Berlin estava em Katmandu com um grupo de 14 pessoas quando aconteceu o terremoto. “Nós estávamos no Templo dos Macacos quando começou o terremoto. Foi um barulho estrondoso e a terra começou a tremer. Eu pensei que ia voar e segurei em uma grade. Tinha acabado de descer do templo”, lembra Mercedes.

Número de mortos após terremoto no Nepal sobe para 7.500:

Segundo a empresária, que chegou ao Nepal no dia 23 de abril, todos correram em desespero para um local a céu aberto onde permaneceu por três horas, até ter segurança para voltar ao hotel. “Disseram que [o tremor] durou 30 segundos, mas sempre parece bem mais. Acho que demorou um minuto a terra tremendo”,

O cenário descrito por Mercedes era de pessoas completamente desnorteadas, que não podiam voltar para casa e não sabiam o que fazer. Além disso, muitos dos prédios que conheceu no dia anterior estavam parcial ou totalmente destruídos.

Os brasileiros passaram a noite em um hotel, que cedeu lugares para turistas. No dia seguinte, antes de irem para o aeroporto, houve outro tremor forte. O grupo de 14 pessoas tinha passagem marcada para voltar no dia seguinte e todos conseguiram sair do Nepal no dia 26.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade