PUBLICIDADE

Ásia

Irã: Merkel pede libertação de 2 jornalistas alemães detidos

12 out 2010 - 09h16
(atualizado às 12h36)
Compartilhar

Os dois estrangeiros detidos no Irã quando pretendiam entrevista o filho de Sakineh Momammadi Ashtiani, a iraniana condenada ao apedrejamento por adultério, são alemães, confirmou nesta terça-feira em Nova York o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle.

"Infelizmente devo confirmar que dois cidadãos alemães foram detidos no Irã", afirmou Westerwelle à margem da assembleia geral da ONU.

"Estamos nos esforçando para esclarecer este episódio o mais rápido possível. Nosso objetivo é claro: atuar de modo que nossos esforços permitam que essas duas pessoas voltem o mais rapidamente para a Alemanha", acrescentou.

A identidade dos dois alemães não foi revelada, mas se trataria de um jornalista e um fotógrafo que queriam entrevistar o filho de Sakineh Mohammadi Ashtiani.

Segundo o ministério iraniano das Relações Exteriores, em declarações nesta terça, os dois estrangeiros detidos estão envolvidos na "contrarrevolução".

"Os dois estrangeiros têm vistos de turista e estão ligados à contrarrevolução", declarou o porta-voz do ministério, Ramin Mehmanparast. "Seu caso está sendo estudado", acrescentou.

Sakineh Mohammadi-Ashtiani, de 43 anos, foi condenada em 2006 a dez anos de prisão por participar do assassinato de seu marido junto com um de seus amantes, e à morte por apedrejamento por vários adultérios, segundo as autoridades iranianas.

A comunidade internacional se mobilizou para salvá-la.

O porta-voz iraniano não indicou o local de detenção dos dois estrangeiros nem confirmou sua nacionalidade.

"Algumas fontes afirmam que são alemães. O grupo contrarrevolucionário que preparou sua visita à casa de Sakineh Mohammadi-Ashtiani tem base na Alemanha", disse o porta-voz.

O Comitê Internacional contra a Lapidação, com sede na Alemanha, manifestou seu temor de que o filho de Mohammadi-Ashtiani, assim como seu advogado Hutan Kian e dois jornalistas alemães tenham sido detidos no domingo.

A chanceler alemã Angela Merkel expressou nesta terça-feira em Bucareste seu "grande interesse" na libertação dos dois jornalistas estrangeiros detidos na véspera no Irã.

"Temos grande interesse na libertação dos dois cidadãos", disse Merkel.

EFE   
Compartilhar
Publicidade