PUBLICIDADE

Ásia

Inundações já mataram mais de mil pessoas na Índia

23 jun 2013 - 11h58
(atualizado em 24/6/2013 às 07h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Menino sobe um morro durante uma operação de resgate em Govindgha
Menino sobe um morro durante uma operação de resgate em Govindgha
Foto: Reuters

As autoridades indianas estimaram neste domingo que as inundações registradas este mês no estado de Uttarakhand podem ter custado a vida de mais de 1 mil pessoas e anunciaram que outras três mil ainda estão isoladas. "A tragédia continua e só haverá um número fechado quando terminar os trabalhos de resgate nas zonas devastadas pelas chuvas", disse à imprensa o chefe de governo regional, Viyay Bahuguna.

O político afirmou que o número de falecidos "pode superar os mil", mas seu Executivo situou a apuração provisória abaixo dos 600. "Há muitos desaparecidos", acrescentou em declarações à agência EFE o secretário do Interior de Uttarakhand, Om Prakash.

Segundo Prakash, as forças armadas e operários de resgate conseguiram evacuar para áreas seguras cerca de 15 mil pessoas que estavam isoladas há vários dias. "Atualmente restam três mil pessoas incomunicáveis em Badrinath. Não demoraremos muito para colocá-las a salvo", garantiu.

Fronteiriço com a China e o Nepal, Uttarakhand é sulcado pelo rio Ganges, está aos pés do Himalaia e abriga importantes destinos de peregrinação.

As inundações são frequentes durante a temporada da monção na Índia, mas neste ano as chuvas típicas desta estação se anteciparam e foram bastante mais fortes que o habitual no norte do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade