PUBLICIDADE

Ásia

Inspetores de Fukushima foram negligentes, diz agência nuclear japonesa

23 ago 2013 - 08h25
(atualizado às 08h33)
Compartilhar

A operadora da usina nuclear japonesa de Fukushima foi negligente no monitoramento dos tanques de armazenamento de água radiativa, disse o órgão regulador nuclear do Japão nesta sexta-feira, no mais recente capítulo de uma crise que ninguém parece saber como resolver.

A Tokyo Electric Power Co, conhecido como Tepco, também não conseguiu manter os registros das inspeções dos tanques, disse a jornalistas o comissário da Autoridade de Regulação Nuclear do Japão (ARN), Toyoshi Fuketa, após uma visita à usina de Fukushima Daiichi.

Fuketa visitou a usina nesta sexta-feira, após o presidente da ARN, Shunichi Tanaka, afirmar esta semana estar preocupado que mais tanques gigantes construídos às pressas possam falhar.

"Fundamentalmente, para uma instalação armazenando esse tipo de água radiativa, eles não tomaram medidas de prevenção aos riscos de possíveis vazamentos", disse Fuketa.

"Em cima disso, e esta é uma impressão que eu já tinha antes de minha visita, não posso deixar de dizer que as inspeções foram negligentes."

A crise nuclear do Japão esta semana se deteriorou ao seu pior nível desde que um forte terremoto seguido de tsunami avariou a usina mais de dois anos atrás. A Tepco informou que um tanque de retenção de água altamente contaminada havia vazado 300 toneladas de líquido radiativo.

Foi o quinto e mais grave vazamento no mesmo tipo de tanque. Com a crise indo de mal a pior, a vizinha China expressou preocupação com os contínuos vazamentos.

Há em Fukushima 350 tanques de retenção de água radiativa, usada para resfriar as barras de combustível. A planta está rapidamente ficando sem espaço.

A Tepco disse na quinta-feira que novos pontos de alta radiação tinham sido encontrados perto dos tanques de armazenamento, aumentando o receio de novos vazamentos.

(Reportagem de Mari Saito)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade