PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia suspende operação de resgate de avião da AirAsia

Havia 155 indonésios no Airbus 320-200, que caiu no final do ano

27 jan 2015 - 08h44
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Quatro corpos que estavam entre os escombros perto da fuselagem do avi&atilde;o da AirAsia foram resgatados em 23 de janeiro</p>
Quatro corpos que estavam entre os escombros perto da fuselagem do avião da AirAsia foram resgatados em 23 de janeiro
Foto: Natanael Pohan / AP

As Forças Armadas da Indonésia suspenderam nesta terça-feira a operação de resgate do avião da companhia AirAsia que caiu no Mar de Java em 28 dezembro com 162 pessoas a bordo, informou a imprensa local.

O contra-almirante Widodo anunciou a retirada da equipe que nos últimos dias tentou sem sucesso recuperar do fundo do mar a fuselagem do Airbus 320-200, onde os especialistas acreditam que ficou presa a maior parte dos corpos que ainda não foram recuperados, segundo o canal Metro TV.

"A operação permaneceu ativa durante 30 dias e a equipe conjunta foi retirada. Pedimos desculpas às famílias das vítimas. Fizemos o que pudemos para encontrar as vítimas desaparecidas", disse Widodo.

Durante a operação foram resgatados 70 corpos. Os trabalhos de identificação das vítimas foram realizados na cidade de Surabaia, na ilha de Java, de onde o avião decolou para Cingapura na madrugada de 28 de dezembro de 2014, caindo no meio do trajeto.

Falha humana pode ter causado queda do avião da AirAsia:

O Airbus 320-200 transportava três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

O piloto solicitou à torre de controle na Indonésia permissão para ganhar altitude por causa de uma tempestade minutos antes de perder contato com terra.

As autoridades indonésias devem apresentar amanhã o relatório preliminar do estudo das duas caixas-pretas do aparelho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade