PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia suspende busca por avião desaparecido da AirAsia

Airbus A320-200 voava de Surubaia, em Java, até Cingapura. Buscas devem ser retomadas na manhã desta segunda, no horário local

28 dez 2014 - 10h24
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Indonésia suspenderam até segunda-feira de manhã as operações de busca e resgate do avião da AirAsia que desapareceu neste domingo com 162 pessoas a bordo. A aeronave, um Airbus 320-200, voava da cidade de Surabaia, em Java, até Cingapura, quando desapareceu no mar de Java, que enfrenta condições atmosféricas adversas.

<p>A AirAsia informou que os passageiros eram 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano</p>
A AirAsia informou que os passageiros eram 156 indonésios, três coreanos, um francês, um malaio e um cingapuriano
Foto: Reuters

A Indonésia dirige as operações de busca com um Boeing das Forças Armadas, três helicópteros e seis embarcações, e Cingapura ajuda com dois Hércules C130. A Malásia se ofereceu para colaborar.

As autoridades informaram que não encontraram até o momento nenhum destroço ou sinal que possa esclarecer o que aconteceu com o aparelho. O avião da companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia, voo QZ-8501, decolou de Surabaia, em Java, às 5h20 (hora local) e deveria chegar em Cingapura às 8h30 (local, 22h30 em Brasília).

Havia 155 passageiros a bordo, incluídos 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças, informou a companhia aérea. A AirAsia divulgou a nacionalidade das vítimas: 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.

Minutos antes de perder a comunicação o piloto solicitou à torre de controle autorização para subir dos 32 mil até os 38 mil pés de altura (dos 9,76 para 11,59 quilômetros) devido ao mau tempo na área, divulgou o Ministério de Transporte da Indonésia. O avião estava neste momento perto das ilhas Belitung e ao sudoeste de Bornéu.

O que a aviação aprende com os acidentes aéreos O que a aviação aprende com os acidentes aéreos

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade