PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia: erupção de vulcão deixa 18 mortos e 13 feridos

26 out 2010 - 14h35
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

O vulcão Merapi, um dos mais ativos e perigosos do mundo, entrou em erupção nesta terça-feira na Indonésia, lançando cinzas a 1,5 km de altitude e deixando pelo menos 18 pessoas mortas e outras 13 feridas no dia seguinte a uma ordem de evacuação de 19 mil moradores que viviam em seus flancos, anunciaram as autoridades.

Homem chega de maca ao hospital de Pakem, coberto com cinzas e com ferimentos pelo corpo, em Sleman
Homem chega de maca ao hospital de Pakem, coberto com cinzas e com ferimentos pelo corpo, em Sleman
Foto: Reuters

Fontes do hospital Panti Nugroho, de Yogyakarta, receberam 13 pessoas feridas. Além disso, um bebê de três meses morreu vítima de um grave problema respiratório causado pela inalação de cinzas.

Os corpos de 15 vítimas foram encontrados quase carbonizados dentro e também ao redor da casa de um dos guardas locais, entre eles o de um jornalista que foi cobrir a catástrofe, informou o canal de televisão Metro .

Pelo menos outros nove idosos foram internados com problemas respiratórios e o restante com queimaduras, informou o centro médico.

No começo da noite em Java, militares, agentes policiais e funcionários civis protegidos por máscaras brancas continuaram com o processo de evacuação em caminhões do Exército e caminhonetes. A Cruz Vermelha Indonésia distribuiu cobertores, plásticos e tendas nos centros de acolhimento que foram organizados na região do vulcão.

A explosão do Merapi, de 2.914 m, foi registrada ao crepúsculo, provocando cenas de pânico em suas escarpas muito habitadas.

"Ouvimos três explosões, às 18h (11h GMT), seguidas pelo lançamento de cinzas a 1,5 km de altitude e de nuvens de vapor em torno" do vulcão, declarou à AFP Surono, encarregado da vigilância vulcanológica na Indonésia.

O governo começou, na última segunda-feira, a evacuar 40 mil pessoas para estabelecer um raio de segurança de dez km em torno da cratera da montanha, de 2.914 km de altura. Os serviços de resgate têm como prioridade crianças, mulheres e idosos, além dos camponeses que se recusam a abandonar os cultivos.

Ao longo do fim de semana, a atividade do Merapi aumentou até superar 500 explosões diárias e quase 200 pequenas erupções de lava por dia. Há quatro anos, quando o Merapi explodiu pela última vez, duas pessoas morreram. A cidade de Yogyakarta sofreu um terremoto e ficou envolvida em uma nuvem de cinzas e gases.

A Indonésia fica situada sobre o chamado círculo de fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica, onde cerca de 129 dos mais de 400 vulcões estão ativos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade