PUBLICIDADE

Ásia

Indonésia diz que avião pode estar no fundo do mar

Aeronave da AirAsia desapareceu na manhã de domingo quando viajava da Indonésia para Cingapura

29 dez 2014 - 07h26
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Homem olha lista de passageiros de voo desaparecido</p>
Homem olha lista de passageiros de voo desaparecido
Foto: BBC Mundo / Getty Images

Uma autoridade do governo indonésio afirmou nesta segunda-feira que o Airbus A320-200 da AirAsia, desaparecido desde domingo, está provavemente no fundo do mar.

O chefe da agência que chefia as equipes de resgate, Bambang Soelistyo, disse que a hipótese se baseia nas coordenadas do jato no momento em que o contato com o controle de voo foi perdido.

O voo QZ8501 levava 162 pessoas da Indonésia para Cingapura quando um dos pilotos pediu autorização à torre de controle para mudar de rota, devido ao mau tempo. Desde então, a aeronave deixou de fazer contato.

Parentes tentam ligar para passageiros de voo desaparecido:

"Baseados nas coordenadas que nos foram passadas e na avaliação de que a posição estimada da queda foi no mar, a hipótese é a de que o avião está no fundo do mar", afirmou ele em uma entrevista em Jacarta.

Um porta-voz da Força Aérea indonésia afirmou ainda que "manchas de óleo foram encontradas nas áreas de busca", mas ainda não houve confirmação se o óleo seria do avião desaparecido ou deixado por embarcações que passaram pelo local.

As operações de busca, que haviam sido interrompidas no domingo devido ao mau tempo na região, foram retomadas na manhã desta segunda-feira no Mar de Java, entre as ilhas indonésias Belitung e Kalimantan.

<p>Avião da AirAsia; piloto pediu para usar rota pouco usual logo antes de perder contato</p><p> </p>
Avião da AirAsia; piloto pediu para usar rota pouco usual logo antes de perder contato
Foto: BBC Mundo / Reuters

Soelistyo afirmou que a Indonésia não possui os instrumentos necessários para retirar a aeronave do fundo do mar, caso a hipótese se confirme, mas disse esperar ajuda de outros países para a operação.

Oito aeronaves indonésias e embarcações de vários países estão participando das operações de buscas ao avião.

Mudança de rota

O Airbus A320-200 da AirAsia desapareceu na manhã de domingo quando viajava da Indonésia para Cingapura. A aeronave, que decolou às 6h20 de Surabaya, parou de fazer contato com a torre de controle no meio do percurso, estimado em duas horas.

O piloto do jato pediu permissão ao controle aéreo para mudar de rota devido ao mau tempo, segundo a companhia aérea. Ele teria pedido para elevar a altitude do voo para onze mil metros, segundo fontes locais. Logo depois o contato foi perdido, sem nenhum pedido de socorro.

A AirAsia é baseada na Malásia, o mesmo país da Malaysia Airlines, que protagonizou dois desastres aéresos neste ano – com os vôos MH370 e MH17. Até então, a AirAsia não havia perdido nenhum avião.

O vôo MH 370 desapareceu quando percorria o trecho entre Kuala Lumpur e Pequim em março. As 239 pessoas abordo e a aeronave nunca foram controntradas. O MH17 foi abatido por um míssil sobre a Ucrânia em julho, matando as 298 pessoas que estavam a bordo.

A AirAsia disse ainda que o avião transportava 155 passageiros, sendo 138 adultos, 16 crianças e um bebê. Também estavam a bordo dois pilotos e cinco tripulantes.

A maioria dos passageiros são indonésios, mas há também três pessoas da Coreia do Sul, uma da França, uma da Malasia, uma de Cingapura e uma do Reino Unido.

Maiores acidentes aéreos Maiores acidentes aéreos

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade