PUBLICIDADE

Ásia

Índia relata surtos de vírus da gripe aviária no sul do país

Desde 2006, o país abateu 6,4 milhões de aves devido à doença

25 nov 2014 - 16h54
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia registrou dois surtos de um vírus altamente contagioso da gripe aviária no Estado de Kerala, no sul, os primeiros casos da doença no país desde fevereiro deste ano, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) nesta terça-feira.

O vírus matou cerca de 15 mil patos infectados em Kottayam e outros 500 na vizinha Alappuzha, relatou a entidade sediada em Paris em seu site, citando dados submetidos pelo Ministério da Agricultura indiano.

O documento afirma que os animais morreram de uma cepa H5 do vírus da gripe aviária, mas não especificou a variedade.

A Alemanha, a Holanda e a Grã-Bretanha foram atingidas neste mês pela cepa H5N8, que devastou bandos na Ásia, sobretudo na Coreia do Sul, no início deste ano, mas nunca foi detectada em humanos.

Outra cepa, a temida H5N1, pode ser fatal para humanos. Ela causou as mortes de quase 400 pessoas e centenas de milhões de aves domésticas quando se espalhou da Ásia para a Europa e a África em 2005 e 2006.

"Não é um evento raro", disse o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, à Reuters. "A Índia apresenta regularmente casos de gripe aviária de alta patogenicidade em aves selvagens e domésticas."

"O problema, neste caso, é que o país não tem sido capaz de determinar qual é a variedade, se é a mesma da Coreia ou de outros lugares."

Mais de 200 mil patos estão sendo abatidos nas aldeias onde os surtos foram encontrados, e uma campanha de vigilância intensiva foi lançada em um raio de 10 quilômetros ao redor da área para garantir que o vírus não se espalhe ainda mais, afirmou o ministério indiano em seu relatório.

Desde 2006, a Índia tem abatido 6,4 milhões de aves devido à gripe aviária, disse Vallat, acrescentando que os surtos mais recentes não eram motivo de grande preocupação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade