PUBLICIDADE

Ásia

Índia: milhares de crianças se recusam a comer após mortes por intoxicação

18 jul 2013 - 04h37
(atualizado às 04h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Mães choram a morte de seus filhos após contaminação alimentar em Chapra
Mães choram a morte de seus filhos após contaminação alimentar em Chapra
Foto: Reuters

Milhares de crianças estavam se recusando a comer a merenda escolar em regiões do leste da Índia nesta quinta-feira, um dia depois que pelo menos 22 crianças morreram após ingerir comida intoxicada, aparentemente contaminada com inseticida, de acordo com informações da agência AFP.

As crianças, entre 4 e 12 anos, morreram após comer lentilha, legumes e arroz cozido em uma escola no Estado de Bihar, o que provocou revolta entre a população. Cerca de 30 ainda permanecem internadas, e uma investigação sobre o incidente já foi iniciada. O número total de mortes ainda não foi oficialmente confirmado.

Segundo Lakshmanan, alto funcionário no governo de Bihar, crianças no Estado estavam jogando suas refeições no lixo e mesmo se recusando a tocar na comida, seguindo orientação dos pais, apesar dos apelos de autoridades escolares de que o problema não voltará a ocorrer.

A Índia conduz o maior programa de alimentação escolar do mundo, envolvendo 120 milhões de crianças, uma medida para incentivar a frequência escolar em um país onde quase metade das crianças é subnutrida, de acordo com a AFP. Bihar é um dos Estados mais pobres e populosos da Índia.

Em meio ao temor de novas contaminações, a polícia está conduzindo uma investigação no distrito de Saran, onde fica localizada a escola que deu início ao caso. A casa da diretora, Meena Kumari, que fugiu após o episódio, foi inspecionada, e recipientes com inseticida teriam sido encontrados perto de alimentos. “Apenas a diretora pode dizer se o incidente foi uma conspiração ou um erro causado por negligência”, afirmou um policial que não quis se identificar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade