PUBLICIDADE

Ásia

Índia incentiva taxistas mulheres após caso de estupro

Táxis rosas transportaram 24 mil pessoas em cerca de 10 mil viagens desde novembro de 2013

15 dez 2014 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários
Estado de Kerala lançou os "She Taxis", uma frota de 40 táxis rosas dirigidos por mulheres
Estado de Kerala lançou os "She Taxis", uma frota de 40 táxis rosas dirigidos por mulheres
Foto: Sivaram V. / Reuters

O suposto estupro de uma passageira cometido por um taxista do Uber colocou novamente sob os holofotes os riscos do sistema de transporte na Índia, que não consegue garantir a segurança de mulheres. Uma solução: taxis conduzidos por mulheres para mulheres.

No ano passado, o Estado de Kerala lançou os "She Taxis", uma frota de 40 táxis rosas dirigidos por mulheres, e equipados com dispositivos de rastreamento sem fio e botões de pânico ligados a call centers.

Agora o serviço se tornou um modelo para o governo do primeiro-ministro Narendra Modi replicar no país inteiro, disse seu presidente-executivo. "O incidente em Délhi mostra a necessidade dos 'She Taxis' por todo o país", disse P.T.M. Sunish à Reuters.

Aplicativo Uber é banido em Nova Délhi após caso de estupro:

Os táxis rosas transportaram 24 mil pessoas em cerca de 10 mil viagens desde novembro de 2013. A demanda até agora supera a oferta e até metade das solicitações de pessoas por um táxi precisam ser negadas, disse Sunish.

"Me sinto segura e a família fica satisfeita", disse Aswathy Sreekumar, 25 anos, funcionária do setor de tecnologia que usou o serviço durante sete meses, após encerrar o expediente à meia-noite.

"Do contrário, fico recebendo ligações de meus pais".

O aumento dos crimes sexuais levou Estados da Índia e pequenas empresas a lançarem serviços de táxi operados por mulheres. A tendência cresceu após os protestos em dezembro de 2012 devido ao estupro de uma jovem em um ônibus em movimento na capital, Nova Délhi, e sua posterior morte.

Leis mais duras e promessas de melhor policiamento se provaram ineficientes. O transporte público indiano é o quarto mais perigoso do mundo para mulheres, e a segurança noturna é a segunda pior, segundo uma pesquisa recente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade