PUBLICIDADE

Ásia

Índia celebra independência com temor por risco de atentados

15 ago 2013 - 04h31
(atualizado às 05h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de indianos celebram nesta quinta-feira o 66º aniversário de sua independência do Império Britânico em um ambiente festivo, mas também de reivindicações, e rodeados de um forte dispositivo de segurança para prevenir possíveis atentados.

Em seu habitual discurso matinal no Forte Vermelho de Nova Délhi, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, lembrou às vítimas das graves inundações que castigaram o norte do país no último mês e da explosão registrada ontem em um submarino da Força Naval na cidade portuária de Mumbai.

Singh também abordou a conflituosa relação do governo indiano com o vizinho Paquistão, ressaltando que essa situação só apresentará melhoras no momento em que as autoridades paquistanesas "evitar usar seu território para articular atividades contra a Índia".

Desde o início do mês, ambos os países vivem uma situação de aumento da tensão, principalmente por causa de uma série de confrontos armados na disputada região da Caxemira.

Por conta desta situação instável, as autoridades indianas decidiram a reforçar a segurança durante essa jornada festiva.

Milhares de soldados de diferentes corpos de segurança foram desdobrados em torno de edifícios e lugares emblemáticos, como a Porta da Índia, situada na capital. O contingente de hoje se mostra consideravelmente superior ao de outras ocasiões perante o temor de possíveis atentados terroristas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade