PUBLICIDADE

Ásia

Houthis e milícias tribais travam intensos combates no sul do Iêmen

29 mar 2015 - 09h50
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários

Milicianos rebeldes houthis e grupos tribais leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, travam intensos combates na cidade litorânea de Áden e na província de Shebua, no sudeste do Iêmen.

Os comitês populares, compostos por integrantes de diferentes tribos, e milicianos houthis se enfrentaram na noite de sábado e nesta madrugada no bairro de Jour Meksar, no centro de Áden, e na região de Dar Saad, localizada no norte da cidade.

Uma testemunha explicou por telefone que os combates duraram a noite inteira e que caminhões de lixo recolhem corpos pelas ruas da cidade. Dezenas de milicianos tribais têm cercado um batalhão militar leal aos houthis no quartel de Badr, vizinho ao aeroporto internacional de Áden.

Na província de Shebua, cerca de 570 quilômetros ao sul da capital iemenita, nesta manhã, a região de Bihan foi palco de intensos confrontos entre milicianos tribais leais a Hadi e os houthis, apoiados por forças militares do norte do país. A milícia xiita tomou o controle da região na sexta-feira passada.

Fontes locais afirmaram que pelo menos 23 combatentes houthis e soldados leais a esse grupo xiita morreram neste domingo e que outros sofreram ferimentos em um ataque dos milicianos tribais, que sofreram duas baixas.

Os milicianos xiitas tentam dominar todas as províncias do sul do Iêmen com o pretexto de combater o terrorismo da Al Qaeda, mas encontram uma grande resistência por parte das tribos desde o início da operação militar da coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, contra os houthis.

A Arábia Saudita, à frente de uma coalizão composta, entre outros, por Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Egito e Jordânia, iniciou na madrugada de quinta-feira uma ofensiva com o objetivo de conter o avanço das milícias xiitas, que ameaçavam o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, na cidade de Áden.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade