PUBLICIDADE

Ásia

Homem mata mulher por ir ao mercado sem permissão

12 ago 2013 - 09h52
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem matou sua mulher a tiros na província de Kunduz, no norte do Afeganistão, por ela ter ido ao mercado sem sua permissão, informou nesta segunda-feira à agência EFE uma fonte policial. O crime aconteceu no distrito de Chahar Dara neste domingo, segundo o porta-voz da polícia regional, Sarwar Hussaini, que contou que o homicida, chamado Khodaidad, matou a jovem de 24 anos em casa, ao voltar das compras, depois fugiu e está em paradeiro desconhecido.

Apesar dos avanços sociais que a queda do regime talibã há 12 anos acarretou, os direitos das mulheres no Afeganistão continuam sendo violados. Em maio, o Parlamento afegão não aprovou uma lei contra a violência de gênero após a oposição dos partidos mais conservadores, que consideravam anti-islâmicos, entre outros fatores, os abrigos para vítimas de estupro.

Segundo a Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão, entre março e outubro de 2012 foram registrados no país mais de 4 mil casos de violência contra mulheres, 28% a mais que no mesmo período do ano anterior. Com a retirada das tropas da Otan em 2014, alguns analistas consideram que a situação da mulher afegã piorará.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade