PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Helicóptero sírio bombardeia área libanesa propícia a rebeldes

5 jun 2013 - 12h46
(atualizado às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Um helicóptero do exército sírio lançou nesta quarta-feira vários projéteis para perto da cidade libanesa de Arsal, fronteiriça com a Síria e propícia aos rebeldes sírios, horas depois que o regime de Damasco anunciou a tomada de Al Qusair.

Segundo a agência oficial libanesa ANN, um dos projéteis caiu em um bairro residencial, sem causar vítimas, enquanto outros não explodiram e três caíram em um campo.

O presidente do Líbano condenou o ataque e pediu às autoridades de Damasco que respeitem a soberania do país e não ponham em risco a população das regiões fronteiriças.

Não é a primeira vez que a região de Arsal, de maioria sunita, é alvo da aviação síria já que, desde o início do conflito na Síria em março de 2011, é um dos lugares por onde passam refugiados e feridos desse país.

As autoridades de Damasco acusam seus habitantes de proteger os rebeldes e permitir a passagem de "terroristas" e o contrabando de armas para seu território.

O ataque ocorreu pouco depois que o exército sírio recuperou o controle da estratégica cidade de Al Qusair, que faz limite com o Líbano e reduto dos rebeldes.

A ofensiva militar contra Al Qusair contou com o apoio do grupo xiita libanês Hezbollah, aliado do regime de Damasco, o que aumentou a tensão no Líbano.

Em outro incidente, um obus disparado do território sírio caiu na cidade libanesa de Nsub, na região de Akkar, sem cusar vítimas.

A aviação síria sobrevoa, em baixa altitude, a área de Jabal Akrum em Akkar, fronteiriça com a Síria, acrescentou a ANN.

A guerra síria dividiu ainda mais a população libanesa, entre os partidários dos rebeldes e os que apoiam o regime de Bashar al Assad, especialmente Hezbollah.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade