PUBLICIDADE

Ásia

Grupo rebelde filipino declara cessar-fogo em regiões devastadas

14 nov 2013 - 10h31
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Comunista das Filipinas, braço político do grupo rebelde Novo Exército do Povo (NPA), ordenou nesta quinta-feira a seus combatentes cessarem os ataques contra as autoridades nas províncias devastadas pelo tufão Haiyan.

"Essa declaração de cessar-fogo cobre os comandos regionais do NPA em: Visayas Oriental, Panay, Visayas Central e as Ilha de Negros", precisou o Partido Comunista em comunicado publicado em seu portal da internet.

Essas áreas foram arrasadas na sexta-feira passada pelo tufão Haiyan que já deixou mais de 2.300 mortos, enquanto os organismos oficiais continuam com a lento apuração de vítimas mortais, que a ONU estimou em mais de 10 mil pessoas.

O cessar-fogo unilateral da violência entrou em vigor hoje e tem vigência de 10 dias, até a meia-noite de 24 de novembro, segundo o braço político da guerrilha comunista, que também ordenou às unidades regionais transmitir a mensagem de paz nas ilhas de Masbate, Palawan e Mindoro.

"Com essa declaração, todas as organizações de ajuda, tanto locais como internacionais, têm garantida sua segurança dentro das regiões afetadas pela calamidade onde a guerrilha atua", disse o grupo rebelde.

O cessar-fogo pode ser ampliado "à medida que se avalie o alcance da devastação".

Os membros rebeldes, no entanto, permanecerão ativos e em modo de defesa diante de possíveis movimentos hostis das Forças Armadas Filipinas.

O Novo Exército do Povo tem cerca de 6 mil combatentes e há 43 anos trava luta armada em um conflito que já causou cerca de 30 mil mortes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade