PUBLICIDADE

Ásia

Grupo desconhecido assume autoria de sequestro de pilotos turcos no Líbano

9 ago 2013 - 09h31
(atualizado às 09h48)
Compartilhar

Um grupo desconhecido que se autodenomina como "Os Visitantes do Imã Reza" reivindicou nesta sexta-feira a autoria do sequestro de dois pilotos turcos quando estes deixavam o aeroporto internacional de Beirute e estavam a caminho de um hotel da capital libanesa, anunciou a imprensa local.

O grupo afirmou através de um comunicado que enviou uma mensagem às autoridades turcas dizendo que não vai libertar os dois funcionários da Turkish Airlines "até o retorno dos peregrinos libaneses" xiitas sequestrados em maio de 2012 na província de Aleppo na Síria.

Esse mesmo grupo já exigiu em junho do ano passado a libertação dos libaneses raptados na Síria, segundo um comunicado divulgado na época pela emissora libanesa "Al Jadeed".

O embaixador da Turquia no Líbano, Inan Ozyildiz, confirmou que homens armados sequestraram hoje dois cidadãos turcos, o piloto e o copiloto de um avião da Turkish Airlines, após interceptar o ônibus no qual se deslocavam.

Em entrevista à emissora libanesa "LBC", Ozyildiz se disse esperançoso de que as autoridades libanesas trabalhem pela libertação dos pilotos.

A rede de televisão "MTV" afirmou que o sequestro aconteceu por volta das 3h locais (21h de Brasília de ontem) e que o Exército já foi mobilizado na região.

As autoridades estão interrogando o motorista do veículo, que é membro da família libanesa Zeaiter, um dos clãs xiitas mais poderosos e com envolvimento em vários sequestros, detalhou a Agência Nacional de Notícias do Líbano "ANN".

Não é a primeira vez que cidadãos turcos são sequestrados no Líbano desde o rapto dos 11 peregrinos xiitas libaneses.

Os familiares dos xiitas acusam o governo turco de adiar as negociações e fizeram protestos em frente às sedes da embaixada turca e da Turkish Airlines na capital libanesa.

No entanto, o xeque Abbas Zgheib, delegado pelo Alto Conselho Islâmico Xiita para tratar desse assunto, e o porta-voz dos familiares dos reféns libaneses, Hayat Awali, negaram em declarações à imprensa local que estão por trás do sequestro dos dois pilotos turcos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade