PUBLICIDADE

Ásia

Governo japonês pede calma para investigar explosão em usina nuclear

12 mar 2011 - 06h58
(atualizado às 07h38)
Compartilhar

O Governo do Japão fez uma chamada à calma enquanto investiga as circunstâncias da explosão ocorrida neste sábado em uma usina nuclear de Fukushima que foi danificada pelo terremoto de sexta-feira e deixou quatro feridos. Em entrevista coletiva, o porta-voz do Governo, Yukio Edano, disse que, por enquanto, se desconhecem os detalhes do acidente, que aconteceu às 15h36 da hora local (3h36 de Brasília) quando uma equipe tentava esfriar um reator nuclear da usina número 1 de Fukushima.

info infográfico cinturão de fogo pacífico
info infográfico cinturão de fogo pacífico
Foto: AFP

Edano assumiu as altas registradas até o momento nos níveis de radiação na zona, segundo informou a agência Kyodo, antes de pedir que a população se mantenha tranquila. Cerca de 46 mil habitantes foram evacuadas na manhã deste sábado em um raio de dez quilômetros ao redor da usina, mas ainda restavam 800 pessoas no momento da explosão, segundo a emissora NHK.

Edano também anunciou que será ampliado de três para 10 Km o raio de evacuação da usina nuclear número 2, situada a uma dezena de quilômetros da primeira e também afetada pelo terremoto de sexta-feira. A explosão na central número 1 feriu quatro funcionários, que foram transferidos para um hospital da região e que, segundo a companhia elétrica TEPCO, operadora da usina, não sofreram ferimentos graves. A empresa também indicou que a explosão ocorreu quando se produzia uma réplica de um tremor anterior.

O terremoto de sexta-feira, de 8,9 graus na escala aberta de Richter, levou à paralisação das 11 usinas nucleares situadas nas áreas mais afetadas, como estabelecem as normas japonesas perante casos como este. Diante do fechamento das usinas, Edano fez o apelo para que a população economize eletricidade nos próximos dias para evitar cortes de energia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade