PUBLICIDADE

Ásia

Mianmar levanta estado de exceção na região central do país

20 jul 2013 - 03h07
(atualizado às 03h27)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades de Mianmar levantaram neste sábado o estado de exceção imposto em vários povoados da região de Mandalay, situada no centro do país, para sufocar a crescente onda de violência entre as comunidades budista e muçulmana iniciada no último mês de março.

"Uma vez restabelecida a paz e a estabilidade nas cidades de Meiktila, Mahlaing, Wundwin e Thazi, a proclamação do estado de exceção fica revocado a partir da data de hoje", relatou o comunicado assinado pelo presidente do país, Thein Sein, e divulgado na manhã deste sábado pela imprensa oficial. Neste momento, o líder birmanês se encontra em visita oficial pelo Reino Unido e França.

Os enfrentamentos entre muçulmanos e budistas em Mandalay, onde estão localizadas as citadas cidades, causaram 43 mortos, incluindo várias crianças de uma escola islâmica, dezenas de milhares de deslocados e centenas de casas destruídas.

O conflito entre ambas as comunidades explodiu em 2012, no estado de Rakhine, por causa da violação e assassinato de uma mulher budista por quatro muçulmanos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade